Pages

28 janeiro 2010

Marcivânia Flexa fala dos programas sociais de Santana


Em entrevista para o programa Consciência Cidadã e para este blog, a secretária Municipal de Trabalho e Ação Social Marcivânea Flexa conversou com Carlos Carmezim sobre as ações de sua secretaria:

 Carlos Carmezim: Como a senhora avalia o desempenho de sua secretaria em 2009?
 Marcivânea F.: Fechamos o ano com uma avaliação muito boa. Conseguimos avançar muito nas políticas públicas de assistência social. Vários gargalos que tínhamos quando assumimos a pasta já foram solucionados. O caso do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, que não tinha prédio próprio e as crianças estavam sem atendimento, conseguimos equipar o prédio, quem vai lá vê que é uma estrutura muito boa para atender as crianças que estavam em situação de risco, em situação de trabalho infantil. Conseguimos avançar também no Bolsa Família, pois, além de ampliar, estamos levando a bolsa para realmente quem precisa no nosso município, fazendo o controle social deste programa que é muito importante para o Brasil todo, mas que só vai funcionar se realmente houver fiscalização e acompanhamento e nós temos feito este trabalho, retirando a bolsa de quem não precisa e transferindo para as famílias mais carentes do município de Santana. Temos feito este acompanhamento de forma séria e responsável.
Carlos Carmezim: Como está o programa “Pró-Jovem Adolescente” aqui no município?
Marcivânia F.: Temos avançado no Pró-Jovem Adolescente, pois havia uma desmotivação dos adolescentes e tão logo assumi , demos uma roupagem nova, investimos muito no programa, ele agora tem uniforme, material didático, as oficinas foram ampliadas, distribuímos flautas, temos aula de música para 600 adolescentes que são atendidos no nosso município com aula de música e violão também, levamos o projeto para dentro do bairro. A área portuária, por exemplo, que nunca tinha tido um funcionamento de um programa social, tem o Pró-Jovem Adolescente acontecendo lá dentro, no Elesbão, Ilha de Santana, então, expandimos este projeto para dentro dos bairros.
Carlos Carmezim: Santana vai poder contar com o Pró-Jovem Trabalhador também?
Marcivânea F.: Estamos trabalhando para trazer o Pró-Jovem Trabalhador para o município de Santana, já viajamos à Brasília, marcamos audiência com o Deputado Federal Sebastião Bala Rocha, porque na verdade o Pró-Jovem Trabalhador é um programa do Ministério do Trabalho e esta pasta pertence ao PDT, então, estamos fazendo esta articulação. Vamos trabalhar no sentido de trazer novos programas e de ampliar o que já temos.
 
 Carlos Carmezim: Qual é o papel do CREAS dentro da ação de trabalho da sua pasta?

 Marcivânea F.: O CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) também trabalha com jovens adolescentes, que estão cumprindo medidas sócio-educativas, estamos dando todo acompanhamento psicológico e pedagógico. Atende também as crianças que sofreram abusos sexuais, temos uma equipe preparada para atender tanto a criança quanto a família porque parte destes problemas acontece porque a família não está preparada para lidar com aquela situação e não está acompanhando a criança, portanto temos investido nas políticas públicas do nosso município, a prefeitura tem feito isto por intermédio da secretaria e temos avançado bastante na questão social.
Carlos Carmezim: Como está o andamento do Programa Minha Casa, Minha vida?
Marcivânea F.: Demos uma paralisada em função do final de ano, mas as visitas domiciliares estão acontecendo para a constatação das informações e esperamos que ao final deste processo de seleção, o município já esteja preparado com o terreno e a infra-estrutura necessária para construir casas para mais de 500 famílias.
Carlos Carmezim: O que a população pode esperar para 2010 da sua administração a frente da Secretaria de Trabalho e Ação Social?
Marcivânea F.: Pretendemos investir na política de geração de emprego e renda, não podemos apenas fazer a política de assistência, temos que fazer com que estas famílias não precisem mais de assistência social. Além de continuar com outros programas, pretendemos dar este outro foco que está faltando em nosso município, uma política bem centrada na geração de renda e emprego para as famílias santanenses.
Carlos Carmezim: 2010 é ano eleitoral, você é pré-candidata à deputada federal pelo PT?
Marcivânea F.: Por enquanto vamos pensar na população, que precisa de atendimento, dos serviços e das ações e programas da secretaria. Agora, sou filiada ao PT, se meu partido decidir que devo enfrentar este desafio meu nome estará à disposição e aceitarei com todo prazer.

14 comentários:

Santanense disse...

Santana precisa ocupar o seu papel no cenário político do estado. Para isto precisamos votar em candidatos de Santana, eleger o máximo de candidatos de Santana, tanto estadual como federal e a Marcivânea além de ser um nome novo é uma mulher preparada para este desafio. Marcivânea, vá em frente e conte comigo.

Caio Martins disse...

Uma bela matéria. Marcivânea mostra que está preparada para mais um desafio, o de representar o nosso município em Brasília.Boa sorte.

José Franck disse...

Diz pra ela não abandonar Santana nos momentos de crise, pra ela parar de viajar com mala e cuia no Natal, usufruindo din-din público enquanto os garis passam fome no natal.

Isso é falta de sensibilidade de uma secretária de Ação social. E ainda quer ser deputada. Não ganha pra vereadora quer ser deputada.

Ela é a candidata do Odair e não vai ganhar, porque ele é o cara mais odiado desse governo do Nogueira

Reiginaldo Machado disse...

Marcivânia com toda a certeza é um exemplo que o nosso povo santanense e amapaense precisa e que ainda tem esperança em um futuro melhor para todos aqueles que mais necessitam, digo e afirmo votei nela pra vereadora e infelizmente o dinheiro falou mais alto mais uma vez nas nossas urnas, mas falo e repito professora pode contar com meu apoio para ser a nossa futura deputada federal rumo á Brasilia para brigarmos juntos por uma sociedade mais justa e fraterna!

Bairrista sim disse...

Marcivânea é um bom nome mas em eleição não basta ter um bom nome.É preciso, principalmente, ter uma estrutura financeira muito grande porque senão não consegue se eleger aqui neste nosso estado, infelizmente.Agora precisamos, nós aqui de Santana, tomar vergonha na cara e começar a eleger candidatos de Santana. O momento é este e Marcivânea é um nome novo e uma mulher preparada para este desafio.

Defensor voluntário disse...

José Franck, você faz uma acusação muito séria a respeito do uso do "din-din" público.Vc tem como provar isso? O lugar de se fazer denuncias é no MP. Quanto a secretária ter viajado nas suas férias, é um direito de todo trabalhador.Quanto ao Odair, vc tem razão, muita gente tem raiva dele na prefeitura, sabe por que? Por que ele é uma pessoa séria e infelizmente nesse país, pessoas sérias no serviço público quase ninguém gosta.
Quanto a vc, essa possível candidatura deve está lhe incomodando muito. Num tá não?

Paulo (ex-fundação bradesco) disse...

Pessoa séria, sensível e competente... quem conhece a professora marcivania, quem já foi aluno dela como eu, sabe que essas são palavras que resumem essa figura extraordinária... Quem dera fosse possível ter mais umas 10 desse perfil na política... Ai sim, nosso Amapá sofrido teria jeito... Professora vá em frente, estamos com você. Eu, minha família e quem eu puder juntar, faremos campanha pra senhora de graça... Boa sorte e que Deus lhe acompanhe sempre.

Pedro Silva - Centro disse...

Marcivânea, pelo que estou lendo neste blog, veja como uma simples entrevista mexeu tanto com a população de Santana. Uns contra mas a maioria está do seu lado. São simples comentários mas tenho certeza que todos tem um pouco de verdade, portanto, vá colhendo estas informações para ir planejamento a sua campanha. As vezes uma crítica ajuda a enxergar melhor uma situação que não queremos ver. Tire proveito de tudo isto e com certeza construirá um caminho mais seguro nesta sua campanha.Eu, com certeza, ajudarei a comprar a sua passagem para Brasília. Um forte abraço!

Flávio (paraíso) disse...

Você é a grande surpresa das últimas eleições e não poderia ser diferente... Seja na política, o que você é como pessoa e como profissional (na sala de aula). Não nos decepcione, como já tem feito muitos em Santnaa, inclusive do nosso meio educacional... Tenho certeza que teremos uma grande representante da educação em Brasília no ano que vem. Conte conosco!

Ana Maria Colorado disse...

Espero que vc Marcivânea, como mulher que é, represente bem este segmento, pois, até agora, Santana não deu sorte com suas representantes.Vc com certeza vai ter o apoio das mulheres de Santana. Vamos depositar nossas esperanças em vc. Por favor, não nos decepcione.Um abraço!!!

Anônimo disse...

Primeiramente, só agora tive tempo pra responder ao suposto José Frank, pois trabalhos da secretaria me consomem, inclusive nos fins de semana, e me retardaram a resposta.
Em segundo lugar, sei exatamente quem escreveu o comentário, gostaria que tivesse a ombridade de colocar o nome verdadeiro, como assim faço para que pudesse acioná-lo judicialmente para provar as acusações feitas. Pessoas sérias e merecedoras de respeito não se escondem atrás de pseudônimos.
Vamos a resposta: "José Frank" mente quando diz que viajei no Natal. No Natal, minha família estava viajando sim, mas eu estava aqui,tentando amenizar o problema das pessoas que se encontravam em situação difícil, é só perguntar pra qualquer pessoa que trabalha na minha equipe, que elas dirão o quão empenhada fui para minorar a crise poque passava e passa o município. Só viajei no dia 31 à noite, depois de ter deixado tudo encaminhado. Vale ressaltar que foi difícil passar o natal sem minha família, mas meu caráter e sensibilidade, não me permitiram viajar naquele momento.Quanto a acusação de ter viajado com o dinheiro público, é uma acusação grave, injusta e eu mereceria indenização se vc fosse honrado o suficiente pra se identificar. Quem me conhece sabe de meu caráter. Graças a Deus tive uma educação cristã e valores como a honestidade são muito presentes na minha vida. Não ganhei a eleição, é verdade, mas com muito orgulho digo que a nossa candidatura foi transparente e limpa, não usei de estratégias convencionais como a boca de urna pra ganhar, não estou deseperada, no entanto acredito que vc está e deve estar defendendo interesses escusos, caso contrário, desafio vc a se identificar com nome e endereço para que eu tenha o direito basilar de me defender.Gostaria de aproveitar a oportunidade e agradecer os comentários elogiosos, podem ter certeza aceito toda e qualquer crítica,sou bastante humildade pra saber que não sou a dona da verdade e tenho muitas falhas, mas não aceito acusações mentirosas e desleais.

Marcivânia Flexa disse...

Quanto ao Odair, ele é meu marido, eu o amo e tenho certeza de que se vc o conhecesse melhor mudaria de opinião.

tanna disse...

eu sou marcivania, minha familia é marcivania e toda santana sera marcivania para prefeita,é so aguardar o resultado de seu mandato como deputada federal....

tanna disse...

Helena pereira colares, parabéns pela secretaria de turismo são mulheres como você que fazem o crescimento e a diferença na sociedade amapaense.