Pages

20 janeiro 2011

Formação do coletivo das mulheres no congresso da ABRAÇO-Nacional

MULHERES DE TODO O MEU BRASIL BRASILEIRO!

É UMA HONRA ESTAR AQUI COMO REPRESENTANTE DAS MULHERES DO RÁDIO..., DE UM ESTADO CHAMADO BAHIA,

TERRA DE TODOS OS DEUSES, DE TODOS OS SANTOS, E QUE É CANTADA EM PROSAS E VERSOS POR TODOS OS RINCÕES DESTE NOSSO PAÍS..., E ENCANTA QUANDO SE DIZ:

QUE “NAQUELA CIDADE TODO MUNDO É DE OXUM”, OXUM, QUE NA MITOLOGIA YORUBA, É UM ORIXÁ FEMININO, GENEROSA E DIGNA, OXUM É A RAINHA DE TODOS OS RIOS E CACHOEIRAS, VAIDOSA, E LINDA É A MAIS IMPORTANTE ENTRE AS MULHERES NO CANDOMBLÉ.

E É COM ESTA IMPORTANCIA, BELEZA, ENCANTO, MAGIA E TALENTO, QUE NÓS, MULHERES DO RÁDIO FAZEMOS A DIFERENÇA COM NOSSAS VOZES...,

COM O NOSSO JEITO, COM NOSSA SENSIBILIDADE, COM O NOSSO CARINHO, PELOS MICROFONES DESTE BRASIL A FORA.

HÁ MUITOS ANOS ATRÁS, AS NOTICIAS SÓ CHEGAVAM MESMO NA CASA DAS PESSOAS,

E EM TODOS OS CANTOS DESTE PAÍS, ATRAVÉS DO RÁDIO.

NINGUÉM PODERIA SEQUER IMAGINAR QUE A TELEVISÃO SERIA INVENTADA OU QUANDO CHEGARIA AO BRASIL COM SUA RAPIDEZ DE IMAGENS E INFORMAÇÕES.

E FOI NOS IDOS ANOS DE 1922, QUE ACONTECEU A PRIMEIRA TRANSMISSÃO RADIOFÔNICA...

E AS EMISSORAS CHAMADAS DE “AMADORAS”, COMEÇARAM A TRANSMITIR EM 1923, TAIS COMO A RÁDIO SOCIEDADE DO RIO DE JANEIRO, DE SÃO PAULO OU A RÁDIO CLUBE (PARANÁ, PERNAMBUCO, SÃO PAULO, SANTOS E RIBEIRÃO PRETO).

QUERO COM ISTO..., “SALIENTAR AQUI A TERMINOLOGIA UTILIZADA COM REFERÊNCIA A ESSAS RÁDIOS, AMADORAS”, POIS NÃO ERAM RÁDIOS COMUNITÁRIAS, É CLARO...

E SIM COMERCIAIS. POR ISTO...

PERGUNTO EU AGORA:

SERÁ QUE, SE FOSSEM RÁDIOS COMUNITÁRIAS... RECEBERIAM ESTE MESMO ADJETIVO?

OU SERIAM TRATADAS COM DESVELO E DESRESPEITO, MESMO PRESTANDO SERVIÇO DE GRANDE RELEVANCIA PARA A COMUNIDADE, COMO “PIRATAS”? PIRATAS NÃO... NUNCA FOMOS... SOMOS RÁDIOS LIVRES E COMUNITÁRIAS...

O TERMO AMADORAS COMPANHEIRAS, CABE BEM MELHOR PARA TODAS NÓS RÁDIOS COMUNITÁRIAS... POIS, COM SACRIFICIO, COM GARRA, COM MILITANCIA, NOS LIVRANDO DAS PERSERGUIÇÕES, RESPONDENDO PROCESSOS..., BUSCAMOS MANTER OS NOSSOS CANAIS NO AR, ATÉ COM UM CERTO AMADORISMO SIM, MAS COM PAIXÃO, POR AMOR AO NOSSO IDEAL, POR AMOR AO RÁDIO E A COMUNICAÇÃO DE UMA FORMA GERAL, E É POR ISTO QUE PODEMOS SER ADJETIVADAS COMO RADIOS LIVRES, AMADORAS..., DEMOCRATICAS...POIS TODOS BEM SABEM, QUE NOS CANAIS COMUNITÁRIOS... EXERCITAMOS A LIBERDADE DE EXPRESSÃO PROPRIAMENTE DITA, AMPLIFICAMOS A VOZ DO POVO, EXERCITAMOS A IMPRENSA LIVRE E DEMOCRATICA...

BUSCAMOS JUNTO AO POVO A NOSSA INSPIRAÇÃO, A NOSSA FORÇA, POIS É O POVO BRASILEIRO O GRANDE PROTAGONISTA DA NOSSA CAMINHADA E MERECE TODO O NOSSO RESPEITO.

A IMPRENSA LIVRE É A LUZ DA LIBERDADE...

É O PILAR DE SUSTENTAÇÃO DA DEMOCRACIA.

ATRAVÉS DAS NOSSAS VOZES PELAS ONDAS MAGNÉTICAS DO RÁDIO, UNIMOS ESTE PAÍS DE NORTE A SUL.

SOLTAMOS AS NOSSAS VOZES, DANDO O BRILHO HOLLYWODIANO AO NOSSO SEGMENTO, GARANTINDO ASSIM O SUCESSO IMEDIATO DAS NOSSAS TRANSMISSÕES.

SOMOS NÓS COMUNICADORES (AS) POPULARES E COMUNITÁRIAS... OS GRANDES ALICERCERES DESTA DEMOCRATIZAÇÃO COMUNICATIVA NESTE PAÍS.

E NÓS MULHERES DO RÁDIO, DESEMPENHAMOS ESTE PAPEL COM MAESTRIA, FAZENDO A HARMONIA SONORA PARA OS NOSSOS OUVINTES...

INFORMANDO, ENTREVISTANDO, DEBATENDO, OPINANDO, EMBALANDO OS SEUS SONHOS.... O SEU SONO... E O SEU DESPERTAR..., SOMOS COMPANHEIRAS FIEIS NAQUELES MOMENTOS EM QUE ESTAMOS NO AR, INTERAGINDO E BUSCANDO SOLUÇÕES PARA AQUELA COMUNIDADE...

TORNANDO-NOS ASSIM, NAQUELES INSTANTES... UM ENTE PRESENTE DE CADA FAMILIA EM TODOS OS DIAS DA VIDA DE QUALQUER CIDADÃO BRASILEIRO.

SOMOS NÓS MULHERES RADIALISTAS..., NEGRAS.., BRANCAS..., INDÍGENAS..., MÃES.., AVÓS..., AMANTES DO RÁDIO, QUE COM MUITO CARINHO PREPARAMOS OS NOSSOS PROGRAMAS CRIANDO O NOSSO PRÓPRIO ESTILO..., MUITAS VEZES, DEIXANDO OS NOSSOS FILHOS EM CASA, VAMOS CUMPRIR O NOSSO DEVER SOCIAL DE INFORMAR AS NOSSAS COMUNIDADES, NOS DIVIDINDO..., INTERANGINDO..., TRANSFORMANDO A VIDA DAS PESSOAS..., NOS COLOCANDO Á DISPOSIÇÃO PARA DIRIMIR DUVIDAS..., PROBLEMAS..., ENFIM... SENDO A AMIGA DE CADA OUVINTE.

ESTA NOSSA FORMA DELICADA E ALEGRE DE SER, É INCONFUNDÍVEL E FAZ A PROGRAMAÇÃO MAIS VIBRANTE E COM SUCESSO GARANTIDO.

A PARTIR DE HOJE A ABRAÇO, REGISTRA NAS PAGINAS DO TEMPO E NA HISTÓRIA DA DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO UM MARCO IMPORTANTE E DIFERENCIADO..., COM A CRIAÇÃO DO COLETIVO DE MULHERES DO RÁDIO...

QUE DE FORMA DESCENTRALIZADA, COM REPRESENTATIVIDADES ESTADUAIS, REGIONAIS, MUNICIPAIS, TRABALHARÁ EM PERFEITA SINTONIA COM A LIBERDADE DE EXPRESSÃO, RESPEITANDO OS PRINCIPIOS DA DIVERSIDADE DE GÊNERO, RAÇA..., CLERO, POR TODOS OS RINCÕES DESTA NAÇÃO CHAMADA BRASIL.

SOMOS NÓS, MULHERES COMPROMETIDAS..., E HOMENS QUE ACREDITAM NA FORÇA DAS MULHERES...., QUE TEMOS ESTE DEVER SOCIAL..., DE DIFUNDIR AS POLITICAS PÚBLICAS DE GOVERNO, O RESPEITO A TODAS AS DIVERSDADES, SEJA DE GENERO, ETNIA, SÓCIO- CULTURAL, ECONOMICAS..., AMBIENTAIS..., SOMOS NÓS QUE ESCLAREMOS E DIFUNDIMOS OS DIREITOS E DEVERES DE CADA CIDADÃO NAS COMUNIDADES CARENTES E DISTANTES NO NOSSO DIA A DIA...

RESGATANDO ASSIM A CIDADANIA DE CADA BRASILEIRO OU BRASILEIRA...,

FAZENDO- OS...

SENTIR-SE PARTE INTEGRANTE NESTE PROCESSO CONSTRUTIVO NOVO, ONDE ELE É O GRANDE PROTAGONISTA, DESTA NOSSA CAMINHADA...

ÊSTE DEVER SOCIAL NOS CABE, COMPANHEIRAS...

E É COM ESTE DEVER DIÁRIO E CONTINUO QUE TEMOS A CERTEZA DE UM FUTURO MELHOR PARA AS CRIANÇAS E JOVENS DE HOJE, QUE FARÃO O BRASIL DO AMANHÃ, FORTE, IGUALITÁRIO E MAIS HUMANO.

QUERO PARABENIZIAR A TODAS (OS) QUE JÁ CONTRUIBUEM PARA ESTE SEGMENTO...

E DIZER..., QUE NA UNIÃO DESTAS NOSSAS VOZES, ESTAMOS RESGATANDO UM GRANDE PATRIMONIO IMATERIAL DO POVO BRASILEIRO, QUE É A SUA DIGNIDADE E CIDADANIA.

QUERO PARABENIZAR A TODAS (OS) NÓS, POR ESTA ESCOLHA SUBLIME DE FAZER RÁDIO COMUNITÁRIA..., E MANTER VIVA ESTA CHAMA IDEALISTA SOCIAL DENTRO DE CADA UM DE NÓS... APROVEITO PARA PARABÉNIZAR TAMBEM A TODOS OS DIRIGENTES DESTE PÁIS..., QUE ACREDITAM E RESPEITAM O NOSSO SEGMENTO E ESTE NOSSO IDEAL..., POIS É COMO BEM DIZ A NOSSA PRESIDENTE DILMA ROUSSEF, “É PREFERIVEL OUVIR O BARULHO DAS CRITICAS DE UMA IMPRENSA LIVRE, DO QUE O SILÊNCIO CRUEL DA DITADURA”.

VIVA A DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO!

VIVA A ERA DAS MULHERES!

VIVA O POVO BRASILEIRO!

BOM CONGRESSO E OBRIGADA.

*Kamayura Saldanha é Coordenadora Executiva da ABRAÇO – BAHIA e Representante do Coletivo das Mulheres Gênero e Raça.

Nenhum comentário: