Pages

23 fevereiro 2010

Nivaldo Andrade - Prefeito de São João Del Rei:O único político que derrotou Aécio Neves em Minas Gerais

Entrevista com o Prefeito de São João Del Rei, Nivaldo Andrade(PMDB)
Estou aqui na residência do Prefeito Nivaldo Andrade. Gostaria de agradecer a forma como fui recebido tanto na secretaria de Cultura pelo secretário Ralph Justino, como aqui em sua residência. Quero dar os parabéns pelo belo carnaval que a prefeitura organizou este ano, resgatando as famosas marchinhas, um carnaval de rua bem estruturado, onde as famílias puderam participar com tranqüilidade.
Carmezim: Boa tarde Prefeito
Nivaldo Andrade: Boa tardel. Eu trouxe o Secretário de Cultura Ralph Justino de Tiradentes porque ele é um dos melhores secretários que tenho e é muito competente na área de turismo, para resgatarmos o carnaval de São João Del Rei que a 50 anos não tínhamos um carnaval assim tão bom, com famílias participando, sem brigas. Investimos R$ 500.000,00 no carnaval e deu um resultado muito positivo. O povo se divertiu bastante, a economia da cidade ficou aquecida, o número de turistas aumentou, enfim, correu tudo conforme o planejado.
Carmezim: Tomei a liberdade de colocar no meu blog que o carnaval de São João Del Rei é um dos melhores carnavais de rua de Minas Gerais e do Brasil e vocês conseguiram resgatar o carnaval das famílias, agente viu muitas famílias se divertindo com os filhos, com segurança, aquelas marchinhas famosas dos antigos carnavais, parabéns pela idéia e acho que vocês tem que vender esta idéia para outros municípios.
Nivaldo Andrade: É verdade, aquelas marchinhas antigas, os casais gostam, todo mundo gosta, eu gosto, você gosta. A idéia era resgatar aquilo que era bom no passado e não deixar acabar, foi esta nossa intenção.
Carmezim: Vamos passar agora para a questão político-administrativo, O que me chamou a atenção é que o senhor já foi prefeito três vezes, quatro com esta e uma vez deputado estadual, qual é o segredo deste sucesso nas urnas?
Nivaldo Andrade: Eu ajudo muito o povão, trabalho com o povão e o povão não te deixa na mão, aqui as pessoas da bolsa-família não pagam água, não pagam IPTU, quem ganha um salário mínimo só paga R$ 50,00 de água por ano e R$ 50,00 de IPTU, tem funerária municipal de graça, tem ônibus para Belo Horizonte de graça, tem restaurante popular, tem ambulância nos bairros de graça, tudo é de graça portanto quando tem eleição o povo agradece.
Carmezim: Qual é o orçamento da cidade?
Nivaldo Andrade: Para este ano está previsto R$ 90 milhões e agente tenta dentro desta realidade, administrar, o povo humilde já não paga imposto, aí agente isenta eles porque ele te dá menos trabalho e eles precisam ser ajudados e numa prefeitura já sai tanto dinheiro pelo ralo e ao invés disto, eu deixo sair para os pobres.
Carmezim: É verdade que tem até auto-escola municipal?
Nivaldo Andrade: É verdade, vamos inaugurar daqui a alguns dias e vou fazer um hotel de graça em Belo Horizonte para a população de São João Del Rei, as pessoas quando viajam daqui pra lá não tem onde ficar, então vão ficar agora neste hotel.
Carmezim: No Amapá temos a CAESA que é a empresa que administra a água, aqui temos a COPASA que é do estado e o DAMAE que é uma empresa do município, como funciona isto?
Nivaldo Andrade: A COPASA pegou um bairro porque o custo para a prefeitura era muito alto, quase 50 milhões e o estado quer pegar o resto, esta é uma situação que a Câmara Municipal vai discutir e o que eles resolverem eu vou acatar.
Carmezim: O DAMAE é uma autarquia lucrativa ou a prefeitura tem que injetar recursos para manter?
Nivaldo Andrade: Ela hoje empata, não dá prejuízo nem lucro.
Carmezim: Como é a sua relação com a Câmara Municipal de São João Del Rei?
Nivaldo Andrade: Aqui tem 10 vereadores e tenho uns 08 ou 09 do meu lado. Eu ajudo muito os vereadores, trabalhamos em comum acordo, porque se começar a brigar quem perde é o povo.
Carmezim: O povo aqui comenta que o sr. foi até hoje o único político que derrotou o Gov. Aécio Neves, é verdade isto?
Nivaldo Andrade: É verdade, ganhei do candidato dele em 2.008, o Adenor Simões.
Carmezim: Como é confeccionado e discutido o orçamento público aqui na cidade de São João Del Rei?
Nivaldo Andrade: Agente manda o orçamento para a Câmara Municipal fechado, sempre dentro das necessidades da população, este é meu quarto mandato de Prefeito e sempre foi assim e ta dando certo, mas sempre de acordo com a Câmara.
Carmezim: O senhor consulta a população para fazer o orçamento público?
Nivaldo Andrade: Não, não porque cada um tem uma idéia e como já fui prefeito quatro vezes, eu sei do que o povo precisa.
Carmezim: Qual a relação da prefeitura com o Ministério Público? Pelas informações que tenho existe um monitoramento ostensivo sobre os gastos da prefeitura?
Nivaldo Andrade: Isto existe aqui e no Brasil inteiro, eles fortaleceram muito o ministério Público mas é lei e agente tem que cumprir.
Carmezim: Futuro político, mais algum desafio?
Nivaldo Andrade: Estou com 53 anos, vou ver com minha família que rumo tomaremos, tenho 3 cidades para ser prefeito, Tiradentes, tenho 80 % dos votos, Aqui em Santa Cruz de Minas, ou São João, vou escolher.
Carmezim: O Sanjoanense não reclama do senhor, prefeito de São João, mas morador de Santa Cruz?
Nivaldo Andrade: Não, estes dias estou morando em Tiradentes, o que a população quer, é que eu faça obras, a oposição é quem fala mas sempre foi assim, eu sempre morei aqui em Santa Cruz, Tiradentes e São João Del Rei, O que o pessoal quer é que eu os atenda. Dia de segunda-feira eu atendo aqui umas 500 pessoas, cesta básica, remédio com tudo que precisar.

Nenhum comentário: