Pages

23 dezembro 2009

Tem Boi na Linha

Ontem, durante a apresentação dos ônibus novos, feita pelo Prefeito Roberto Góes e pelo Governador Waldez Góes, na Av. Fab, foram enfileirados vários ônibus de uma empresa chamada "Expresso Marco Zero".

O jornal A Gazeta de hoje (23/12) registra na sua capa “Macapaenses recebem novos ônibus modernos e confortáveis", informando na notícia que o número de ônibus é 38 unidades. O Diário do Amapá do mesmo dia também anuncia em capa “Mais 26 ônibus novos são colocados em circulação na capital".

Não fosse a confusão feita sobre a real quantidade de veículos, a imprensa toda quer passar a impressão de que são todos ônibus novos, o que não é verdade. Nas fotos apresentadas aqui, colhidas pelo fotógrafo do blog, vê-se claramente que os ônibus são pintados e os pneus carecas revelam que os ônibus não são tão novos assim.

Nas notícias veiculadas nestes jornais há a informação de que a empresa Expresso Marco Zero possui autorização em caráter emergencial e a título precário até que nova licitação seja realizada. Ainda, que o Ministério Público Estadual está acompanhando o processo licitatório para a concessão de novas linhas, quando então a citada empresa entregará as linhas que ora passa a explorar, caso não vença o certame.

Como perguntar não ofende, gostaríamos de saber: Qual empresa compraria 26 ou 38 ônibus novos para operar durante apenas 01 ano, investindo alguns milhões de reais, sem a certeza do retorno garantido? É sabido que um ônibus novo custa próximo de R$ 250 mil, e que o retorno do investimento é de no mínimo 4 anos em linhas altamente rentáveis, o que não é o caso das linhas de Macapá. Assim, é bom o MP acompanhar de perto esta licitação, porque tem boi na linha.

Nenhum comentário: