Pages

26 março 2010

Laranjal do Jari discute impactos ambientais na pavimentação da BR-156, em audiência pública.

Por Carlos Carmezim:
A população participando dos debates.

Nesta terça-feira (23), aconteceu em Laranjal do Jari uma audiência pública para tratar das questões de impacto ambiental e outras questões relacionadas à construção da BR-156 que irá ligar o Vale do Jari a Macapá. A audiência pública faz parte do cronograma do processo burocrático para a construção da estrada, porém, a prefeita Euricélia Cardoso, através de grande mobilização, tem demonstrado grande empenho, de sua parte, para que as coisas aconteçam e os sonhos dos jarilenses se tornem realidade. E essa estrada, com certeza, é um desses sonhos.

Governador Waldez Góes (PDT), prefeita Euricélia Cardoso (PP) e o vice-governador Pedro Paulo (PP)

Entrevistando algumas lideranças políticas, estaduais e regionais, descobri que a luta pela construção dessa estrada já se alonga desde os anos 60 até hoje e que o povo jarilense espera que essa movimentação, que está acontecendo, não seja simplesmente mais uma das articulações de períodos pré-eleitorais, o que foi um fato muito comum que aconteceu durante todos esses anos, ou seja, sempre em períodos eleitorais aconteciam movimentações e promessas de construção dessa estrada. E até hoje o povo dessa região, tem uma grande esperança de que esse sonho se torne uma realidade. “A construção dessa estrada é uma necessidade do povo do Vale do Jari e nós trabalharemos dia e noite para que ela seja construída”. Disse a prefeita Euricélia.

Deputado estadual Manoel Mandi (PV), João Henrique (PR) e a deputada federal Lucenira Pimentel (PR)

Estiveram presentes à audiência pública, além da prefeita Euricélia Cardoso, diversas autoridades como o governador Waldez Góes (PDT), vice-governador Pedro Paulo (PP), senador Gilvam Borges (PMDB), deputada federal Fátima Pelaes (PMDB), deputada federal Lucenira Pimentel (PR), ex-prefeito João Henrique (PR), deputado estadual Manoel Mandi (PV), presidente estadual, do PMN (Partido da Mobilização Nacional), Kelson Freitas e outras. Também estiveram presentes diversas lideranças regionais.

Kelson Freitas (Pres. Est. do PMN) e Manoel Pombo (Pres. Mun. do PSB).

Fugindo um pouco da pauta, buscando a seara político-eleitoral, conversei com o vice-governador Pedro Paulo e perguntei:

CC.- O senhor é candidato ao governo do estado em 2010?

PP.- Sim, eu sou pré-candidato ao governo do estado, em qualquer situação. Com o governador Waldez Góes,ficando ou saindo. Conversamos com diversos partidos políticos como o PT, PR, PC do B e outros e estamos bem adiantados nas conversações.

CC.- O senhor citou alguns partidos que estão conversando com o PP. Mas existem chances de coligar com o PSB?

PP.- Heim? O PSB é o seguinte, nós estamos abertos a conversar com todos os partidos, inclusive o PSB.

Nenhum comentário: